Saúde

Como a medicina preventiva pode ajudar na sua saúde?

A medicina preventiva pode ajudar na sua saúde, sabia? Ela normalmente é exercida por clínicos gerais e tem como objetivo preservar o indivíduo saudável e prevenir possíveis doenças.

Então, conheça mais sobre a medicina preventiva. Entenda também como essa modalidade médica pode auxiliar você a ter mais bem-estar e manter sua qualidade de vida.

Como a medicina preventiva atua?

Os médicos que trabalham com medicina preventiva procuram educar os pacientes em vários aspectos. Os profissionais falam sobre o benefício da atividade física, como manter uma alimentação adequada, a importância da higiene pessoal e como realizar a prevenção de hábitos que podem ser nocivos para o organismo.

Essa área apresenta 4 níveis estratégicos, eles são:

  • Prevenção primária: essa metodologia investe na atenção às possíveis doenças iniciando no período de gestação.
  • Prevenção secundária: esse estágio pretende diagnosticar e realizar o tratamento males em estágio inicial, antes que haja uma evolução do quadro.
  • Prevenção terciária: o método em terceiro nível busca amenizar o impacto de enfermidades já presentes no organismo, a meta é diminuir as complicações.
  • Prevenção quaternária: são formas para reduzir as consequências de intervenções na saúde que não tem utilidade ou são excessivas.

Como a medicina preventiva detecta e rastreia uma doença?

Ao detectar ou rastrear uma enfermidade a medicina preventiva procura identificar lesões ou doenças. Assim, o paciente pode viver com mais saúde. Com o diagnóstico de uma doença em estágios iniciais, é possível fazer o tratamento ideal antes que o caso evolua para um estado mais grave ou irreversível.

Entre os objetivos dos rastreios estão: identificar um fator de risco e corrigir o mesmo antes de sua evolução; cuidar de lesões que podem gerar uma enfermidade e tratar de uma doença antes que origine sequelas.

Para realizar o rastreio é preciso que um mal seja grave ou frequente. Além disso, é fundamental que ele esteja em uma fase precoce. Assim, o tratamento será mais fácil de ser feito.

Entre as técnicas para rastrear uma enfermidade podem ser citadas: exames de sangue, palpação, investigação de mutação genética, mamografia, radiologia e ecografia.

Qual a importância de investir na medicina preventiva?

A medicina preventiva ajuda a encontrar e tratar doenças antes que elas se estabeleçam no organismo. Ela atua ao corrigir hábitos prejudiciais e ao cuidar de situações que podem causar uma complicação mais séria. Dessa forma, é possível ter uma vida mais duradoura e com mais qualidade.

Para que a medicina preventiva possa melhorar a sua vida é fundamental ter a consciência de que é preciso fazer visitas regulares ao seu médico. Ou seja, realizar os exames de rotina antes que algum sintoma indique uma situação mais grave.

Dessa forma, é possível entender como a medicina preventiva pode ajudar na sua saúde. Busque soluções naturais para viver bem, faça seus exames anuais e esteja atento ao calendário de vacinações. Com isso, será mais fácil evitar problemas futuros.

Para evitar o estresse, a depressão, a ansiedade e a falta de sono, inclua em sua rotina um suplemento natural. Ele ajuda melhorar o humor e não apresenta aditivos químicos prejudiciais. Vale a pena conferir.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *